A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 05/11/2019 à 04:11:11
Por: assessoria
Professor parceiro da Fapeu recebe reconhecimento internacional
Ricardo Rüther receberá nesta quarta-feira, 6, durante o Solar World Congress, que ocorre em Santiago, no Chile, o Prêmio Conquista por Ação - Em memória de Christopher A. Weeks, concedido pela International Solar Energy Society (Ises)

O professor Ricardo Rüther, parceiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) no desenvolvimento de projetos, receberá nesta quarta-feira, 6, durante o Solar World Congress 2019, que ocorre em Santiago, no Chile, o Prêmio Conquista por Ação - Em memória de Christopher A. Weeks, concedido pela International Solar Energy Society (Ises).


O prêmio homenageia protagonistas de importantes contribuições para o aproveitamento da energia solar para uso prático ou para um novo conceito, desenvolvimento ou produto na área de energia solar. A premiação ocorre desde 1983 e inclui um certificado e um prêmio em dinheiro derivados de fundos doados pela senhora Marta Weeks, uma apoiadora de longa data do Ises e membro Platinum. A distinção é entregue a cada dois anos e anteriormente pesquisadores da Suíça, Alemanha e Estados Unidos haviam sido condecorados.


Coordenador do laboratório Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o professor Ricardo Rüther é engenheiro metalúrgico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS, Ph.D. em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela University of Western Australia, pós-doutorado em sistemas solares fotovoltaicos no Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems na Alemanha e pós-doutorado em sistemas solares fotovoltaicos integrados a edifícios da Universidade da Austrália Ocidental. Atualmente, é professor da UFSC e coordenador da Associação Brasileira de Normas Técnicas EC82-1ABNT (Comissão de Sistemas de Conversão de Estudo de Energia Solar Fotovoltaica).


"Estou muito satisfeito e honrado por receber o prêmio Ises em memória de Christopher Weeks, e espero poder contribuir ainda mais para uma adoção mais ampla das tecnologias de energia solar em todo o mundo. Devo também mencionar que as ações que levaram às conquistas que resultaram na minha indicação para este prêmio são o resultado de um esforço de equipe e gostaria de agradecer a todos os meus alunos de pesquisa que são o núcleo e a força do nosso laboratório de energia solar", ressaltou o professor.

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados