A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 26/06/2020 à 04:06:27
Por: Assessoria
Muito além de peças de joalheria
Cursos semestrais de capacitação na modalidade de extensão universitária apresentam o mundo das joias para alunos de dentro e de fora da UFSC

Apresentar uma oportunidade de mercado, suprir uma demanda não atendida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e demonstrar que o design de joias é uma atividade que vai muito além da representação gráfica de peças de joalheria. Foi com essas premissas que em 2012 surgiram os cursos de Design de Joias da UFSC, uma capacitação de curta duração na modalidade de Extensão Universitária. Hoje já são mais de 300 alunos capacitados. As próximas turmas, em formato remoto, serão formadas a partir de março, com inscrições a abertas a partir de 10 de fevereiro em www.designjoias.paginas.ufsc.br

Ministrado pela professora Claudia Regina Batista, vinculada ao Departamento de Design e Expressão Gráfica do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, os cursos têm gestão financeira da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “A Fapeu oferece o serviço de recolhimento da taxa de inscrição do curso, efetua o ressarcimento institucional previsto e assume um papel fundamental para a transparência na prestação de contas junto à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e à comunidade acadêmica”, ressalta Claudia Regina Batista, que é a coordenadora do projeto oficialmente intitulado “Cursos de Design de Joias”.

Com turmas semestrais em formato presencial, os cursos são realizados no Bloco A do Centro de Comunicação e Expressão no campus da UFSC, em Florianópolis. Em 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus, a oferta da capacitação foi adiada para o segundo semestre. Historicamente sempre oferecido apenas na forma presencial, o novo momento causado pela covid-19, com a exigência de distanciamento social, gerou a ideia de abertura de turmas na modalidade de ensino remoto.

“No Brasil há um bom potencial para o designer de joias, haja vista que em todo território nacional existem muitas jazidas para extração de ouro e minerais.” Claudia Regina Batista, coordenadora do projeto “A ideia do curso é oportunizar aos estudantes e aos profissionais a qualificação na área do design de joias e o aprimoramento do currículo profissional. Há demanda por estes cursos de capacitação, pois na UFSC não há curso de graduação ou tecnológico na área do design de joias”, observa a professora Claudia.

17 aos 65 anos

Os cursos são abertos à comunidade, sem necessidade de vínculo acadêmico ou profissional com a UFSC. A média de participantes está na faixa de 20 alunos por turma, com direito a certificado ao final da capacitação. O público-alvo vai dos 17 aos 65 anos e é diversificado, embora muitos alunos já possuam graduação – entre eles, arquitetos, estilistas, designers –, além de profissionais do ramo de bijuterias, como ourives ou artesãos. “No Brasil há um bom potencial para o designer de joias, haja vista que em todo território nacional existem muitas jazidas para extração de ouro e minerais”, observa a coordenadora.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), o setor de mineração gera 200 mil empregos, responde por 4% do Produto Interno Bruto (PIB) e exporta US$ 50 bilhões por ano - valor correspondente a 25% da pauta de exportações do país, sendo considerado, juntamente com a agricultura, um dos motores que mantêm a economia em movimento.  

Novas turmas

O projeto de capacitação em Design de Joias da UFSC envolve a oferta de cursos com quatro diferentes abordagens sobre o tema: “Projeto e Mercado”, “Desenho e ilustração colorida de joias (desenho manual)”, “Introdução à modelagem 3D digital de joias (computação gráfica)” e “O segredo da beleza das joias (criação e desenvolvimento de coleção de joias)”. Cada curso tem um programa de ensino e uma carga horária diferentes. 

Inicialmente eles eram identificados por módulos, mas a denominação acabava gerando confusão entre os interessados, lembra a professora. “Achavam que deveriam participar dos cursos conforme a ordem: módulo 1, 2, 3 etc. Mas não há uma ordem, nem pré-requisito. Os cursos abordam temas distintos e não há uma continuidade de um curso para o outro. Quem estiver interessado pode iniciar seus estudos a partir de qualquer um dos cursos”, explica Claudia.

E para ingressar no mundo encantado do design de joias e nos próximos cursos basta acessar o site www.designjoias.paginas.ufsc.br e acompanhar as datas de inscrições para as novas turmas.


PROJETO: CURSOS DE DESIGN DE JOIAS
COORDENADORA: Claudia Regina Batista / claudiabatista@ufsc.br / UFSC / Departamento de Design e Expressão Gráfica / CCE / Participante: 1

*Esta reportagem integra a 12ª edição da Revista da Fapeu, que pode ser acessada na íntegra em https://is.gd/I37SH3/Fapeu

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados