A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 15/03/2021 à 12:03:01
Por: assessoria
Superintendente da Fapeu participa de encontro nacional da diretoria do Confies
Entre outros assuntos, dirigentes aprovaram uma carta “Pacto pela Vida” em que o Confies presta solidariedade às milhares de famílias que perderam entes queridos; e que, ao mesmo tempo, defende um plano de vacinação em massa com urgência

O superintendente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), Gilberto Vieira Ângelo, participou na sexta-feira, 12, da segunda reunião ordinária da nova diretoria do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies). O encontro ocorreu por meio de plataforma virtual. O professor Gilberto é diretor titular da região Sul do Confies para o biênio 21/22.

Na reunião, o colegiado discutiu eventuais impactos negativos da chamada PEC Emergencial nº 186/19 na área de ciência, tecnologia e inovação; a crise de saúde e sanitária do Brasil, provocada pela covid-19, que já matou mais de 272 mil pessoas; e a campanha das fundações de apoio para ajudar as instituições apoiadas, como universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa no combate à covid-19, além da realização de encontros regionais. A reunião foi comandada pelo presidente do Confies, Fernando Peregrino.

Aprovada pelo Congresso Nacional, a PEC 186/19 permite ao governo federal pagar um novo auxílio emergencial aos mais vulneráveis e, ao mesmo tempo, suprime direitos de trabalhadores, impõe mais rigidez na aplicação de medidas de contenção fiscal e redução de incentivos tributários, por exemplo.

Sob a intermediação do presidente do Confies, Fernando Peregrino, a diretoria do Confies lamentou a continuidade da crise orçamentária da ciência e, paralelamente, reforçou a necessidade de o Congresso Nacional de derrubar os vetos presidenciais à Lei do FNDCT para que seja possível desbloquear recursos e, assim, se investir mais em pesquisas científicas e tecnológicas para conter o coronavírus, por exemplo.

Na ocasião, os dirigentes ainda aprovaram uma carta “Pacto pela Vida” em que o Confies presta solidariedade às milhares de famílias que perderam entes queridos; e que, ao mesmo tempo, defende um plano de vacinação em massa com urgência.

Outro assunto discutido na reunião, além de outros, foi a campanha das fundações de apoio para ajudar as instituições apoiadas, como universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa no combate à covid-19. Essa campanha foi criada dias após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar pandemia de covid-19, em 11 de março de 2020, momento em que as fundações de apoio criaram 22 fundos emergenciais e arrecadaram, até agora, mais de R$ 500 milhões para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), demais itens de uso hospitalar e testagem de covid-19 em hospitais públicos e universitários.


A diretoria do Confies discutiu também a proposta de realizar encontros regionais a partir de abril com o objetivo de reunir especialistas e discutir alternativas para combater a crise da ciência em meio à pandemia; e os impactos sobre as fundações de apoio à pesquisa. Os temas estão em estudo.

 

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados