A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 22/08/2023 à 06:08:36
Por: Assessoria de Comunicação
Projeto do IFC prepara estudantes para o mercado de trabalho
Programa do Instituto Federal Catarinense, campus de Araquari, promove residência profissional para alunos de Ciências Agrárias

Preparar jovens estudantes e recém-egressos dos cursos de Ciências Agrárias para o mercado de trabalho. Este, em resumo, é o objetivo do projeto "Residência profissional agrícola no Nordeste catarinense – Produção de alimentos com tecnologia e assistência técnica para todos”, desenvolvido pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), campus de Araquari (SC).

Iniciado em 2022, o projeto conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “A Fapeu viabilizou todos os termos de contrato e minutas juntamente com os setores jurídicos, respeitando-se o plano de trabalho aprovado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, na época ainda Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, destaca Rodrigo Martins Monzani, coordenador do projeto e professor no IFC.

O projeto é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário por meio de edital lançado em 2020 e conquistado pelo IFC - Campus Araquari. “Devido aos entraves burocráticos, conseguimos iniciar o programa somente em abril de 2022, tendo encerrado em março de 2023 o primeiro ciclo”, explica o professor Rodrigo Monzani. Com previsão de realização por dois anos, o programa prevê a imersão de cinco a 12 meses do aluno beneficiado dentro de uma unidade residente, ou seja, uma empresa privada, 40 horas por semana.

Origens

“O programa se caracteriza pela inserção dos residentes no ambiente real de trabalho, por meio de treinamento prático, orientado e supervisionado, propiciando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o exercício profissional”, ressalta Monzani. “A sociedade ganhará profissionais das Ciências Agrárias mais qualificados, com uma bagagem prática maior do que a oferecida pelo currículo convencional dos cursos”, pontua o coordenador.

Embora o município de Araquari esteja inserido em uma região onde predomina o setor metalmecânico, principalmente em razão das cidades de Joinville e Jaraguá do Sul e a própria Araquari, que sedia uma fábrica de carros da alemã BMW, o IFC da cidade tem sua origem como Colégio Agrícola, na década de 1950. Remonta dessa sua história, o viés agora do programa para a residência profissional agrícola.

Ciclos

O primeiro ciclo do projeto, com edital para 12 meses de residência profissional, foi concluído por duas residentes, ambas egressas do curso de Medicina Veterinária. O processo, porém, iniciou com a participação de 13 empresas e mais de 10 inscritos, parte dos quais foram desclassificados ou desistiram ao longo do programa. Ao final, Jéssica Orsato e Karin Heloise Tavares acabaram efetivadas na empresa JetBov, uma startup com sede em Joinville que oferece soluções de gestão a pecuaristas criadores de gado de corte de todo o país.

Jéssica foi orientada pela profissional Karla Cristine Klemke e Karin, por Ariane Janaína Silva, ambas profissionais da JetBov que, ao final do ciclo, também foram certificadas como coordenadoras do Programa de Residência Profissional Agrícola. “Parabéns Jessica pela iniciativa de criar a planilha de cronograma do cliente. Você demonstrou muito inconformismo e sentimento de responsabilidade para buscar uma solução que pudesse ajudar nossos clientes. Top demais”, disse Xisto Alves de Souza para Jéssica no mês de janeiro de 2023 como feedback, após a residente ter encontrado uma solução para um cliente – e para a empresa também.

O segundo ciclo ficou para o segundo semestre de 2023, com duração de cinco meses e focado em alunos do curso de bacharelado em Agronomia. “Queremos oferecer à sociedade profissionais das Ciências Agrárias mais qualificados. Acreditamos que a experiência do programa venha a tarimbar os profissionais no melhor desenvolvimento de suas atividades profissionais, com maior assertividade e precisão técnica”, diz o coordenador do projeto. O mercado de trabalho – principalmente o que envolve as ciências agrárias - só tem a ganhar.

PROJETO: RESIDÊNCIA PROFISSIONAL AGRÍCOLA NO NORDESTE CATARINENSE - PRODUÇÃO DE ALIMENTOS COM TECNOLOGIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA TODOS / COORDENADOR: Rodrigo Martins Monzani / rodrigo.monzani@ifc.edu.br / IFC / Campus de Araquari (SC) / 23 participantes

* Esta reportagem integra a edição 14 da Revista da Fapeu que está disponível em http://tinyurl.com/RevistaDaFapeu2023

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
Correspondências e encomendas, entregues pelos Correios, enviar para a Caixa Postal 5078 - CEP 88035-972.
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados

. .