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Publicado em 22/01/2024 à 02:01:48
Por: Assessoria de Comunicação
Nagefi tem atuação reconhecida na sociedade
Núcleo de Análise Gerencial e Fiscal da Fapeu presta serviços nas áreas contábil, tributária, fiscal e de gestão para organizações públicas e privadas

Em 2020, um projeto desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para criação de um ventilador mecânico destinado a pacientes afetados pela covid, e que recebeu um aporte financeiro do Núcleo de Análise Gerencial e Fiscal (Nagefi) para seu desenvolvimento foi considerado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) uma das 10 iniciativas mais inovadoras realizadas em universidades durante a pandemia.


Desenvolvido pelo professor Saulo Güths, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, o ventilador atenderia pacientes com dificuldades respiratórias. Mas, para dar encaminhamento ao projeto e superar os trâmites burocráticos, o projeto precisava de recursos financeiros rapidamente e foi nesse momento que o Nagefi entrou.


Apesar desse envolvimento, o Núcleo de Análise Gerencial e Fiscal não foi instituído em 1º de outubro de 2015 para patrocinar projetos de pesquisa, extensão ou educação, mas, sim, para prestar serviços nas áreas contábil, tributária, fiscal e de gestão a organizações públicas ou privadas. Porém, naquele momento de necessidade de mobilização da sociedade, o Nagefi não poderia se furtar a colaborar. E assim aconteceu.


Estrutura


O Nagefi foi criado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) dentro da proposta de criar núcleos formados por equipes multiprofissionais e multidisciplinares com capacidade para captação de recursos, desenvolvimento de projetos e prestações de serviços. 

 

“A importância do Nagefi para a comunidade universitária transcende a sua área de atuação, porque é um exemplo de estrutura ágil, autossuficiente e aberta à participação de profissionais internos e externos à UFSC, bem como da própria Fundação. Ou seja, a importância maior do Nagefi está na proposta de uma estrutura capaz de reunir equipes multiprofissionais e multidisciplinares cada
vez mais necessárias na execução de projetos de pesquisa e extensão”, destaca o coordenador
do Núcleo e gerente financeiro da Fapeu, Ráriton Silva.


Processos e tecnologias 


O trabalho do Nagefi envolve o aperfeiçoamento de processos internos e a adoção de tecnologias e práticas modernas de gestão, capacitação e treinamento de colaboradores. “A ideia é que o Núcleo
proporcione o desenvolvimento institucional de empresas públicas e privadas, por meio do
alcance de melhorias e do fortalecimento de suas capacidades e estruturas, propiciando que
atinjam seus objetivos de maneira mais eficaz e eficiente”, ressalta Ráriton.


Entre as atividades exercidas pelo Nagefi, estão auditoria de folha de pagamento, auditoria fiscal, auditoria de débitos constituídos, serviços de segurança e saúde do trabalho, treinamento e capacitação, gerenciamento de processos de negócios (Business Process Management / BPM),
consultoria financeira e gerenciamento de custos e ferramentas gerenciais. “O serviço
prestado pelo Nagefi fortalece as organizações, garantindo sua sustentabilidade e sucesso
quanto ao compliance financeiro, contábil, fiscal, tributário, de gestão e em segurança e
saúde do trabalho”, completa Ráriton.


COMO CONTRATAR OS SERVIÇOS DO NAGEFI? 

NÚCLEO DE ANÁLISE GERENCIAL E FISCAL – NAGEFI / Coordenador: Ráriton Silva / Telefone: (48) 3331-7417 / https://tinyurl.com/nagefi / rariton.nagefi@fapeu.org.br

 

* Esta reportagem integra a edição 14 da Revista da Fapeu que está disponível em http://tinyurl.com/RevistaDaFapeu2023

 

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