A FAPEU
Sustentável

FAPEU SUSTENTÁVEL

As ações de sustentabilidade da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária - FAPEU iniciaram em 2015 com o projeto RECICLA FAPEU. 

O projeto Recicla FAPEU objetiva promover ações de soluções e descarte de resíduos sólidos em três categorias, orgânicos, recicláveis e rejeitos.

A FAPEU é uma Fundação que preza pela preservação do meio ambiente e se preocupa cpom a sustentabilidade. O RECICLA FAPEU, além de propiciar conhecimento e conscientização ambiental, reduz o volume dos resíduos destinados aos lixões ou aterros sanitários.

Além da coleta e descartes adequados, o projeto desenvolve a comercialização de parte do material reciclável (papéis e papelões) em prol de ações coletivas revertidas aos funcionários da FAPEU.

 

Além do projeto RECICLA FAPEU, conheça outros projetos de sustentabilidade promovidos pela Fundação:

 

Ecobag:

Você sabia? 

Uma sacola plástica sozinha causa pouco estrago, mas o consumo excessivo estimulado pela gratuidade e disponibillidade tem grande impacto ambiental.

No mundo são consumidas entre 500 bilhões a 1 trilhão de sacolas plásticas por ano. Já no Brasil cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora!

Saiba mais no link: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/saco-e-um-saco/saiba-mais

Ao completar 40 anos, em 2017, a FAPEU presenteou funcionários e clientes com uma bonita e ecologicamente correta sacola reciclável.

Queremos chamar a atenção para os danos ambientais que o uso excessivo de sacolas plásticas tem causado ao planeta e ao cotidiano das pessoas; promovendo o consumo consciente de sacolas plásticas, transporte de compas e acondicionamento de lixo.

Canecas FAPEU:

A campanha objetiva reduzir o consumo de copos plásticos descartáveis na Fundação, incentivando a utilização da caneca reutilizável. Todo colaborador que ingressa na Fundação recebe uma caneca no seu 1º dia de trabalho.

Eficiência Energética:

A campanha tem por objetivo reduzir o consumo de energia elétrica no prédio da Fundação, tendo em vista os custos ambientais e econômicos ligadosa ela. O foco da campanha, além da consciência ambiental , é a diminuição do desperdício de energia elétrica nos setores da Fundação. 

Para colocá-lo em prática foi realizada uma palestra com o Professor do curso de engenharia elétrica, João Carlos dos Santos Fagundes - Doutor em Engenharia Elétrica. Na ocasião foram distribuídos materiais enformativos da campanha de economia de energia.

https://indd.adobe.com/view/edbdff65-12b3-4735-b5c7-77fea43d4963 Confira nesse link o folder de materiais informativos da campanha.

Ponto de Entrega Voluntária de Vidros - PEV

A FAPEU juntamente com a FEESC aderiram ao programa municipal de doação de mobiliário para limpeza urbana com a doação de um Ponto de de Entrega Voluntária de Vidros - PEV localizado no Centro de Cultura e Eventos, no campus da UFSC.

Com a doação, a FAPEU auxilia a Companhia melhoramentos da Capital (Comcap) a expandir para o bairro Trindade a rede de PEVS de vidros.

Lá é possível descartar os seguintes itens com toda a segurança e praticidade: garrafas de bebidas, potes de alimentos, frascos de cosméticos, frascos de medicamentos, copos e taças de vidros. O vidro é um material 100% reciclável e a separação na origem facilita a coleta púlica, evitando danos ao equipamento e acidentes com garis.

Eco copo FAPEU:

A FAPEU com o intuito de contribuir e alertar os empregados sobre a importância de  estimular práticas sustentáveis no ambiente de trabalho, no final de 2018, realizou a  substituição dos copos descartáveis pelo uso dos ecos copos. A FAPEU já havia aderido as canecas de porcelana para a diminuição do consumo dos copos descartáveis, mas com a chegada dos ecos copos a intenção é extinguir os descartáveis completamente na Fundação. 

O copo eco já está fazendo a diferença no nosso dia a dia.

Coletor de pilhas FAPEU

As pilhas e baterias jogadas na natureza levam séculos para se decompor. Os metais pesados nunca se degradam e, em contato com a umidade, calor e outras substâncias químicas, esses componentes tóxicos vazam contaminando o solo, a água, as plantas e os animais.

Pensando nisso, a FAPEU disponibiliza em seu Prédio Sede (térreo) um coletor para o descarte correto das pilhas e baterias. Esta ação também faz parte do projeto de sustentabilidade implantado pela Fundação.


Estante FAPEU - Estante itinerante de livros e revista

A partir de outubro de 2018, a FAPEU disponibiliza, gratuitamente, livros e revistas para os seus colaboradores e visitantes. O projeto tem como objetivo facilitar o acesso a livros e revistas, incentivar o hábito da leitura, criar novos leitores e divulgar os mais diversos escritores; além de contribuir com o reuso desses materiais.
As doações para o Estante FAPEU podem ser feitas na Recepção do Prédio Sede da Fundação. São aceitos livros científicos, de romance, conto, poesia, ficção, autoajuda, crônica, aventura, biografia, entre outros. As revistas podem ser as mais diversas, como as de cultura, ciência, música e variedade.
Os livros e as revistas podem ser levados e não precisam ser devolvidos.

 

 

 

 

 

 






Comissão do FAPEU sustentável:

Bianca Pronco- Recepcionista

Maurício Alvez Anselmo- Gerente de Suprimentos e Serviços Gerais

Nicoly Mafra- Técnica de projetos

Karla Maria da Silveira Costa- Secretária executiva-Coordenadora do projeto FAPEU Sustentável

 

 

 

 

 

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados