elem noticias
Notícias

UFSC sedia seminário internacional sobre literatura infantil e juvenil em Florianópolis

Começaram nesta quarta-feira, dia 5, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, a 10ª edição do Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (X SLIJ) e a 7ª edição do Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (VII Selipram): Viver espaços e tempos de mediação. A programação se estende até sábado, das 8h às 18h, com oficinas, conferências e mesas-redondas. A Fapeu faz a gestão financeira e de inscrições dos eventos.

A sessão de abertura do seminário ocorreu no Auditório Garapuvu e contou com a presença de representantes da UFSC. Estiveram na cerimônia a vice-reitora, Joana Célia dos Passos; a secretária de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), Eliane Santana Dias Debus; e George Luiz França, representando a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd). Também participou da mesa de abertura o secretário municipal de Educação de Florianópolis, Eduardo Savaris Gutierres.

Em seguida foram iniciadas as atividades do primeiro dia de evento, com a realização de uma conferência e três mesas-redondas com diferentes temáticas, que contaram com a presença de pesquisadores dentro do campo da literatura. O evento ainda conta com a exposição de pôsteres, lançamento de livros e sessão de autógrafos.

O seminário é voltado a estudantes do Ensino Superior e professores da rede de ensino pública e privada. As inscrições para as atividades ainda podem ser realizadas por meio de formulário.

A participação gera certificado de 40 horas. O objetivo do evento é congregar professores de Educação Básica, em formação continuada e inicial, bem como pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos em pesquisas sobre literatura infantil e juvenil. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária – Literalise (UFSC/CNPq), com participação do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/UFSC), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (Nepalp/UFSC) e do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia.

Texto e foto: Agecom/UFSC

CARREGANDO NOTICIAS