elem noticias
Notícias

Veículo de projeto apoiado pela Fapeu fica em 7º em competição de energia limpa promovida pela Shell

A equipe MoBEE, do campus de Luzerna do Instituto Federal Catarinense (IFC), ficou em 7º lugar na categoria Bateria Elétrica da sétima edição da Shell Eco-marathon Brasil, disputada de quarta a sexta-feira passadas, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro.

A equipe MoBEE é fruto do projeto “Mobilidade por tração elétrica de alta eficiência”, desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Mecânica do IFC Luzerna com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu).

“A Fapeu é a fundação responsável por fazer a gestão financeira do projeto. Ou seja, os recursos captados dos patrocinadores são recebidos pela Fapeu que, por sua vez, realiza as aquisições de materiais e serviços necessários ao desenvolvimento do projeto”, destacou professor Mauro André Pagliosa, coordenador do trabalho, em entrevista para a Revista da Fapeu número 15, que circulará a partir do quarto trimestre com uma reportagem sobre o projeto.

A Shell Eco-marathon Brasil reuniu cerca de 500 estudantes universitário de várias regiões do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru. A equipe MoBEE é formada por alunos e professores dos cursos de graduação em Engenharia de Controle e em Engenharia Mecânica e dos cursos técnicos em Automação Industrial e em Mecânica do IFC.

Os carros precisam percorrer 10 voltas no circuito. O protótipo do IFC de Luzerna fez a marca de 200 kms/kWh. O vencedor da categoria foi o veículo E3 da UFSC, que chegou à marca de 381 kms/kWh.

Na 7ª edição brasileira, a competição teve três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio. Para serem avaliados, os veículos passaram por inspeção técnica e devem percorrer um circuito com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia.

CARREGANDO NOTICIAS